Nossa história

O Elefante Verde “nasceu”, ou foi ao ar, no dia 1 de fevereiro de 2011. Porém, antes daquele dia já havíamos trabalhado cerca de 6 meses entre planejamento e desenvolvimento da plataforma. A ideia de criar o Elefante Verde veio no boom da compra coletiva, mais ou menos no meio de 2010, quando Groupon e Peixe Urbano surgiram. O modelo de compras coletivas logo explodiu em todo o Brasil e em poucos meses chegou a ter no mercado mais de 1.000 empresas fazendo a mesma coisa. Sabia que aquele modelo tinha uma baixíssima barreira de entrada, ou seja, qualquer um poderia logo desenvolver um site igual e começar a atuar no mercado.

Nessa mesma época eu tinha uma franquia de cursos profissionalizantes também em Mogi das Cruzes, cidade natal de minha esposa e, na época, namorada. Nesse período já se falava de marketing digital, porém eu não conseguia divulgar a minha empresa na internet de uma maneira efetiva. Eu já tinha o Facebook da empresa, mas não sabia como usar corretamente. Também queria aparecer nas buscas do Google e não sabia como fazer. Além do pouco capital que tinha para investir em marketing, eu realmente tinha uma grande dor como empresário.

Depois de estudar o modelo de negócios usando o canvas, chegamos à forma pela qual começaríamos o Elefante Verde. Era uma combinação de compra coletiva com um guia colaborativo. Dessa forma conseguiríamos criar um diferencial em relação aos concorrentes, agregando mais valor aos usuários do site e também às empresas clientes.

Naquele momento as pessoas que compravam as ofertas com mais de 50% de desconto de outros sites normalmente não conheciam as empresas de quem compravam o produto ou serviço. Só se descobria na hora e assim muitos clientes tinham experiências péssimas. Já com o nosso modelo de negócios os usuários conseguiam analisar as empresas e ver quais eram as opiniões de outros usuários antes de fazer a compra. Dessa forma conseguíamos agregar valor tanto aos usuários quanto para às empresas clientes, criando uma solução que fosse realmente útil para as pessoas.

A ideia do modelo de franquia surgiu por conta da minha outra empresa, que também era uma franquia. Por que não franquear esse modelo? Depois de um ano validando o modelo de negócio e com a ajuda de uma consultoria especializada em franquias, conseguimos nos estruturar para começar a expansão via franchising. Também nos filiamos à Associação Brasileira de Franchising - ABF como a primeira franquia online do Brasil em 2012.

A nossa plataforma ou produto foi evoluindo com o tempo, e assim sempre será, por conta da dinâmica de nosso mercado. Sempre precisaremos trabalhar com as necessidades e novidades do setor, para sempre agregar valor ao nosso cliente. Porém o nosso foco nos pequenos empresários nunca mudou. Sempre tivemos o foco em ajudar essas empresas a se conectarem à internet e a seus clientes de uma maneira fácil, barata e rápida.

Temos muito a evoluir e ajudar as pequenas empresas e autônomos de todo o Brasil.

Caio Sigaki - Fundador e CEO

Saiba mais